Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança
Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança
▶️ Pandemia e educação
Os efeitos da pandemia na educação foram devastadores. O Banco Mundial estima que após 13 meses de escolas fechadas, a parcela dos estudantes latino-americanos de ensino fundamental que não conseguem compreender um texto de tamanho moderado saltou de 55% para 77%.
▶️ Desigualdade educacional e evasão
A pandemia também agravou a desigualdade educacional. Alunos mais vulneráveis foram os mais afetados pelo fechamento das escolas e os que tiveram maiores dificuldades para acessar as aulas remotas. Outro problema foi a evasão escolar, que disparou: quase 1,4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 a 17 anos abandonaram os estudos desde o início da pandemia.
▶️ A necessidade da volta às aulas
A educação no Brasil nunca regrediu tanto em tão pouco tempo como nos últimos 15 meses. As oportunidades futuras de milhões de brasileiros estão seriamente ameaçadas nas próximas décadas. Por isso, é necessário pensar em como retomar as aulas presenciais sem pôr em risco a segurança de professores e alunos. Porém, essa decisão deve ser tomada em conjunto com as autoridades de saúde e embasada pela ciência.
▶️ Cuidados com a segurança
Países como Alemanha, China, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Portugal e Singapura conseguiram retomar as aulas presenciais sem registrar descontrole de casos entre alunos e professores. Quais foram as ações que eles tomaram?
◾ Protocolos sanitários e de distanciamento
Ações básicas para reduzir o contágio foram implementadas:
✅ Menos alunos por sala e espaçamento entre carteiras ✅ Uso obrigatório de máscaras ✅ Manter janelas abertas e ambientes ventilados ✅ Horários alternados de entrada, saída e recreio ✅ Lugares marcados nos refeitórios ✅ Mais aulas em espaços abertos (ex: quadras)
◾ Monitoramento de casos
Países como França e Alemanha realizaram fechamentos pontuais de algumas escolas para conter surtos isolados. Isso só foi possível graças ao monitoramento em todas as escolas
◾ Comunicação e transparência
Os critérios definidos no planejamento de abertura devem ser explicados à população, facilitando a cooperação das famílias e alunos. As autoridades também devem tirar dúvidas e divulgar boas práticas.
▶️ Recuperando a aprendizagem
Além de permitir o retorno em segurança, a abertura deve ter como objetivo recuperar o tempo perdido. Não será fácil retomar os níveis de aprendizado de antes da pandemia e ainda avançar com o conteúdo. Por isso, há um enorme trabalho pela frente, que envolverá a adaptação de calendários escolares e a assistência a professores e diretores.
🟠 O NOVO defende a reabertura das escolas, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários.
Com supervisão e monitoramento, é possível garantir o retorno às aulas presenciais com segurança para alunos, responsáveis e profissionais da educação.
Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança
Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança
▶️ Pandemia e educação
Os efeitos da pandemia na educação foram devastadores. O Banco Mundial estima que após 13 meses de escolas fechadas, a parcela dos estudantes latino-americanos de ensino fundamental que não conseguem compreender um texto de tamanho moderado saltou de 55% para 77%.
▶️ Desigualdade educacional e evasão
A pandemia também agravou a desigualdade educacional. Alunos mais vulneráveis foram os mais afetados pelo fechamento das escolas e os que tiveram maiores dificuldades para acessar as aulas remotas. Outro problema foi a evasão escolar, que disparou: quase 1,4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 a 17 anos abandonaram os estudos desde o início da pandemia.
▶️ A necessidade da volta às aulas
A educação no Brasil nunca regrediu tanto em tão pouco tempo como nos últimos 15 meses. As oportunidades futuras de milhões de brasileiros estão seriamente ameaçadas nas próximas décadas. Por isso, é necessário pensar em como retomar as aulas presenciais sem pôr em risco a segurança de professores e alunos. Porém, essa decisão deve ser tomada em conjunto com as autoridades de saúde e embasada pela ciência.
▶️ Cuidados com a segurança
Países como Alemanha, China, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Portugal e Singapura conseguiram retomar as aulas presenciais sem registrar descontrole de casos entre alunos e professores. Quais foram as ações que eles tomaram?
◾ Protocolos sanitários e de distanciamento
Ações básicas para reduzir o contágio foram implementadas:
✅ Menos alunos por sala e espaçamento entre carteiras
✅ Uso obrigatório de máscaras
✅ Manter janelas abertas e ambientes ventilados
✅ Horários alternados de entrada, saída e recreio
✅ Lugares marcados nos refeitórios
✅ Mais aulas em espaços abertos (ex: quadras)
◾ Monitoramento de casos
Países como França e Alemanha realizaram fechamentos pontuais de algumas escolas para conter surtos isolados. Isso só foi possível graças ao monitoramento em todas as escolas
◾ Comunicação e transparência
Os critérios definidos no planejamento de abertura devem ser explicados à população, facilitando a cooperação das famílias e alunos. As autoridades também devem tirar dúvidas e divulgar boas práticas.
▶️ Recuperando a aprendizagem
Além de permitir o retorno em segurança, a abertura deve ter como objetivo recuperar o tempo perdido. Não será fácil retomar os níveis de aprendizado de antes da pandemia e ainda avançar com o conteúdo. Por isso, há um enorme trabalho pela frente, que envolverá a adaptação de calendários escolares e a assistência a professores e diretores.
🟠 O NOVO defende a reabertura das escolas, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários.
Com supervisão e monitoramento, é possível garantir o retorno às aulas presenciais com segurança para alunos, responsáveis e profissionais da educação.