O Mercosul completou 30 anos! ⠀ Entenda como funciona e qual a importância deste bloco: ⠀ ▶ O que é? ⠀ O Mercosul é uma organização intergovernamental, criada em 1991 para facilitar o fluxo de comércio, pessoas e capitais entre países da América do Sul. O bloco une, atualmente, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela é um membro suspenso e a Bolívia está em processo de adesão. ⠀ ▶ Como funciona? ⠀ ▪Livre circulação de pessoas e mercadorias ⠀ O Mercosul é um mercado comum onde todos os países membros adotam o livre-comércio entre si e uma tarifa externa única. O objetivo principal é integrar economicamente os países que fazem parte do Mercosul, além de dar maior poder de barganha para o bloco como um todo no comércio internacional. Há também a possibilidade de migrar sem a necessidade de visto ou passaporte, unificando o mercado de trabalho dos países e facilitando o turismo. ⠀ ▶ Como funciona? ⠀ ▪ Estrutura institucional ⠀ O Mercosul conta com órgãos básicos, consultivos e de apoio técnico. Ao total, entre grupos, conselhos e secretaria, são 7 os principais órgãos responsáveis pela gestão dos assuntos do bloco. Além desses, existem comissões, fóruns, comitês e tribunais específicos. ⠀ ▶ Vantagens ⠀ A união de diferentes mercados permite que cada área se especialize no que faz melhor, gerando ganhos de produtividade para todos. Por exemplo, o Brasil pode exportar livremente eletrodomésticos para a Argentina e importar vinhos do Chile, um país associado. ⠀ O comércio aumenta a variedade para os consumidores e torna as empresas mais produtivas, impactando positivamente nos empregos e nos salários. ⠀ Em conjunto, os países do Mercosul representam um peso importante do mercado internacional, aumentando seu poder de barganha. Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul. ⠀ ▶ Desvantagens ⠀ A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial. Como o bloco aplica uma tarifa externa comum, qualquer rodada de abertura passa pela negociação entre todos os membros, o que pode dificultar o processo, seja pela burocracia ou por pressão de grupos de interesse em outros países. ⠀ ▶ Reformas necessárias ⠀ Ainda há muito o que fazer para aprimorar o Mercosul. Por exemplo, o Brasil e a Argentina são as duas economias mais fechadas do G20, com as mais altas tarifas de importação. Apesar de internamente integrado, o Mercosul é externamente fechado. A agenda hoje necessária ao bloco é a de abertura comercial, tanto unilateral, pela redução da tarifa externa, como também fechando acordos com outros grandes blocos e países, para facilitar o comércio com o mundo. ⠀ ▶ Estatísticas do Mercosul: ⠀ População: 295,5 milhões PIB: $1,88 trilhões Exportações: $251 bilhões Importações: $176 bilhões Peso no comércio brasileiro: 6,6% das exportações e 7,3% das importações
O Mercosul completou 30 anos
O Mercosul completou 30 anos!
⠀
Entenda como funciona e qual a importância deste bloco:
⠀
▶ O que é?
⠀
O Mercosul é uma organização intergovernamental, criada em 1991 para facilitar o fluxo de comércio, pessoas e capitais entre países da América do Sul. O bloco une, atualmente, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela é um membro suspenso e a Bolívia está em processo de adesão.
⠀
▶ Como funciona?
⠀
▪Livre circulação de pessoas e mercadorias
⠀
O Mercosul é um mercado comum onde todos os países membros adotam o livre-comércio entre si e uma tarifa externa única. O objetivo principal é integrar economicamente os países que fazem parte do Mercosul, além de dar maior poder de barganha para o bloco como um todo no comércio internacional. Há também a possibilidade de migrar sem a necessidade de visto ou passaporte, unificando o mercado de trabalho dos países e facilitando o turismo.
⠀
▶ Como funciona?
⠀
▪ Estrutura institucional
⠀
O Mercosul conta com órgãos básicos, consultivos e de apoio técnico. Ao total, entre grupos, conselhos e secretaria, são 7 os principais órgãos responsáveis pela gestão dos assuntos do bloco. Além desses, existem comissões, fóruns, comitês e tribunais específicos.
⠀
▶ Vantagens
⠀
A união de diferentes mercados permite que cada área se especialize no que faz melhor, gerando ganhos de produtividade para todos. Por exemplo, o Brasil pode exportar livremente eletrodomésticos para a Argentina e importar vinhos do Chile, um país associado.
⠀
O comércio aumenta a variedade para os consumidores e torna as empresas mais produtivas, impactando positivamente nos empregos e nos salários.
⠀
Em conjunto, os países do Mercosul representam um peso importante do mercado internacional, aumentando seu poder de barganha. Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul.
⠀
▶ Desvantagens
⠀
A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial. Como o bloco aplica uma tarifa externa comum, qualquer rodada de abertura passa pela negociação entre todos os membros, o que pode dificultar o processo, seja pela burocracia ou por pressão de grupos de interesse em outros países.
⠀
▶ Reformas necessárias
⠀
Ainda há muito o que fazer para aprimorar o Mercosul. Por exemplo, o Brasil e a Argentina são as duas economias mais fechadas do G20, com as mais altas tarifas de importação. Apesar de internamente integrado, o Mercosul é externamente fechado. A agenda hoje necessária ao bloco é a de abertura comercial, tanto unilateral, pela redução da tarifa externa, como também fechando acordos com outros grandes blocos e países, para facilitar o comércio com o mundo.
⠀
▶ Estatísticas do Mercosul:
⠀
População: 295,5 milhões
PIB: $1,88 trilhões
Exportações: $251 bilhões
Importações: $176 bilhões
Peso no comércio brasileiro: 6,6% das exportações e 7,3% das importações